PESQUISA WEBGRÁFICA EM PERIÓDICOS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
RESUMO
O Curso visa contribuir para a formação básica e continuada do professor de Educação Física, a fim de estimular a prática das lutas, artes marciais e modalidades esportivas de combate nas escolas. Prática esta, para um ensino consciente, espontâneo e pautada nos princípios da Educação Física de teor crítico, reflexivo e humanista, pautados nos princípios da ética, do respeito e da disciplina, tendo como suporte a base nacional comum curricular. Entre os principais objetivos deste curso estão, conhecer as especificações técnicas das instalações e dos materiais que podem ser utilizados nas lutas, artes marciais e esportes de combate; interpretar a terminologia aplicada as diferentes modalidades de luta; propor e selecionar atividades de ensino à iniciação das lutas; vivenciar diferentes fundamentos técnicos e táticos de algumas modalidades; Pensar um ensino de lutas para pessoas com necessidades especiais e com objetivo de inclusão e a aplicação das artes marciais como ferramenta importante no processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave:
Formação básica; artes marciais; necessidades especiais.
OLIVEIRA, D. C. X. de. ENSINO DE LUTAS, ARTES MARCIAIS E MODALIDADE ESPORTIVAS DE COMBATE NA ESCOLA. Universidade Estadual de Londrina (Uel). Disponível em: <http://www.uel.br/eventos/conpef/portal/pages/arquivos/CURSOS%20MINISTRADOS/lutas.pdf>. Acesso em: 01/11/2017.
Resumo
O objetivo do presente texto foi apresentar o estado da arte dos estudos sobre as modalidades esportivas de combate (MEC). Inicialmente, é destacada a relevância destas modalidades, tanto do ponto de vista histórico, quanto em relação à sua representatividade em competições internacionais, como os Jogos Olímpicos. Também são apresentadas as áreas mais comuns de atuação do profissional de Esporte nas MEC, bem como as iniciativas de organização de eventos, publicações, grupos de estudos e instituições científicas direcionadas às MEC. Posteriormente, estudos com possibilidade de aplicação em diferentes áreas de intervenção - preparação física, técnica e tática, gestão e organização - por parte do profissional do Esporte foram destacados. Finalmente, perspectivas de novos estudos e aspectos relacionados à preparação profissional são evidenciados.
Palavras-chave
Profissão;Educação Física e Treinamento;Artes marciais;Esportes de combate.
FRANCHINI, F. B. Estudos em modalidades esportivas de combate: estade da arte.
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, Rev. bras. educ. fís. esporte, São Paulo, dez. 2011. Disponivel em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092011000500008&lng=pt&tlng=pt
Resumo
No Brasil, artes marciais e esportes de combate são considerados conteúdos dos programas de Educação Física do Ensino Fundamental e Médio. Entre outras atividades e tópicos de aprendizagem relevantes, tais como esporte, ginástica, dança, jogos e questões da saúde, as artes marciais e os esportes de combate também foram incluídos no currículo das escolas públicas brasileiras. O objetivo deste estudo é analisar as concepções da Educação Física sobre as artes marciais como conteúdo da educação escolar.
PALAVRAS-CHAVE:
Educação física; Artes marciais; Esportes de combate.
CORREIA, W. R. Educação Física Escolas e Artes Marciais: entre o combate e o debate. Escola de Educação Física e Esporte - USP, Rev. bras. educ. fís. esporte, São Paulo. 04/05/2015. Disponível em> <http://www.scielo.br/pdf/rbefe/v29n2/1807-5509-rbefe-29-02-00337.pdf>. Acesso em: 01/11/17.
Comentários
Postar um comentário